sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SOW DE LENINE

Os fãs de Lenine participaram em massa da apresentação do ídolo, um dos mais importantes cantores e compositores da MPB, ontem, 30 de agosto, na margem esquerda (ao lado do Museu Madi). Uma noite de descontração e muita músia de qualidade. É um projeto que volta para diversificar a produção de eventos culturais de Sobral. E no final do Show a organização divulgou em primeira mão a próxima atração, que se apresentará dia 21 de outubro: ZECA BALEIRO. Imperdível!!!

Na foto no Hotel Ytacaraha : Lita Ribeiro (atriz), Teresa Cristina (Coordenadora do Agita Sobral - Sec. do Esporte e Juventude), LENINE e Rosilene Marques (Aluna do ProJovem Adolescente - CRAS Alto da Brasília)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Sonora Brasil - Banda de Congo Panela de Barro

DIA 01 DE OUTUBRO (SÁBADO)  
LOCAL: TEATRO SÃO JOÃO  
HORÁRIO: 20:30H
GRATUITO

O Projeto Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais, um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, este ano o projeto apresenta o tema –  Sagrados Mistérios: vozes do Brasil.

E essa edição conta com a participação da Banda de Congo Panela de Barro. Essas manifestações estão presentes em várias cidades do litoral do Espírito Santo, sendo a principal manifestação da tradição oral nesse estado, estando relacionadas às festividades religiosas de devoção a São Benedito, e em alguns locais também a São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora da Penha. Os registros mais antigos de sua existência, de meados do século XIX, são atribuídos ao Padre Antônio Siqueira (1832 – 1897), que, em seus escritos, se referia às “bandas dos índios”.

A Banda de Congo Panela de Barro tem seu calendário iniciado no dia oito de dezembro, quando segue em procissão em direção à mata para a cerimônia da cortada do mastro, ato simbólico que é acompanhado pelos devotos. No dia 25 de dezembro, o grupo segue em procissão até a igreja católica local para a cerimônia da fincada do mastro. Junto com este, então decorado e com a bandeira de São Benedito, seguem o andor com a imagem do santo, o barco e a corda. Na igreja, o mastro recebe a benção e é fincado num local previamente escolhido, onde fica até o domingo de Páscoa, quando em nova cerimônia acontece a retirada do mastro. Em todas essas etapas são entoados cânticos de devoção ao santo e após cada cerimônia a população segue com a festa cantando dezenas de músicas tradicionais das bandas de congo, de caráter profano, que aludem a diversas situações do cotidiano.

REPASSANDO

LENINE EM SOBRAL, AMANHÃ SEXTA, 21H, NO ANFITEATRO

LENINE: Filho de um velho comunista e de uma católica praticante, criou-se porém uma espécie de détente na família. Até os 8 anos, os filhos eram obrigados a ir à missa com a mãe. Depois disso, ficavam por conta do pai: Marx era leitura obrigatória. Aos domingos, ouvia-se música de todo tipo - canções napolitanas, música alemã, música folclórica russa, Glenn Miller, Tchaikovsky, Chopin, Gil Evans, e mais tarde, Hermeto Pascoal e os tropicalistas. Foi para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970, pois naquela época havia pouco espaço ou recursos para música no Recife. Morou com alguns amigos, compositores. Dividiram por algum tempo um apartamento na Urca, depois uma casinha numa vila em Botafogo, famosa por ter sido moradia de Macalé e Sônia Braga. Depois foram para Santa Teresa.


Lenine teve seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música sua. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros. Produziu "Segundo", de Maria Rita; "De uns tempos pra cá", de Chico César; "Lonji", de Tcheka (cantor e compositor do Cabo Verde); e "Ponto Enredo", de Pedro Luís e a Parede. Trabalhou em televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles, fez a direção musical de "Caramuru, a Invenção do Brasil" que depois de minissérie, virou um longa-metragem. Participou também da direção do musical de "Cambaio", musical de João Falcão e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo. Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” com seu álbum "Falange Canibal"; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música "Martelo Bigorna”.

EDITAL AGENTE DE LEITURA 2011


O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/SECULT junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de diversas atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.
No Projeto, cada Agente acompanha o processo leitor de 25 famílias por ele cadastradas, dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 41 municípios em 188 localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado, determinados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, com base nos critérios técnicos e no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura/IFAL elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará/IPECE.
Os candidatos interessados em concorrer às bolsas disponibilizadas neste Edital deverão se inscrever, gratuitamente, até o dia 17 de outubro de 2011, em formulário próprio disponibilizado na página www.secult.ce.gov.br.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Festival de Teatro Infantil do Ceará, no Theatro São João

Sobral receberá, no período de 08 a 12 de outubro, a primeira edição do Festival de Teatro Infantil do Ceará. O Festival contará com espetáculos de teatro, circo, música e contação de histórias em importantes espaços cênicos da cidade, como o Teatro São João. Além de Sobral, o Festival de Teatro Infantil ocorrerá também em Fortaleza, no período de 1º. a 12 de outubro e nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu.
Além das montagens selecionadas para a Mostra Nordeste, o festival terá ainda a Mostra Brasil (grupos de destaque no cenário nacional), Contos e Encantos (contação de história), A Escola vai ao Teatro (voltada para alunos de escolas públicas municipais), shows de música infantil, piqueniques e ações de formação.
Com toda a programação gratuita, em sua primeira edição o festival presta homenagem aos 90 anos da escritora Maria Clara Machado e aos 60 anos do grupo de teatro O Tablado.
De acordo com os seus organizadores, o Festival de Teatro Infantil do Ceará surge com o propósito de fomentar e promover o teatro infantil e democratizar o acesso à cultura às crianças, em contraponto às atividades infantis de lazer e entretenimento massificadas.

Prefeito Veveu Arruda inaugura reforma da SAFS Sobral no bairro Dom José

O Prefeito Veveu Arruda juntamente com a presidenta da Ação Social de Sobral Geovana Aragão fizeram a entrega da reforma da SAFS de Sobral no bairro Dom José. Com a reforma o equipamento recebeu melhorias em todos os setores de atendimento a população carente do município de Sobral. Marcaram presenças a Ex-Primeira Dama de Sobral Lili Cristino além de lideranças locais e a população em geral.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011



Espetacular Show de Lenine! Aqui em Sobral, na Margem Esquerda. Você é convidado especial! Show imperdível!